Você comeria DNA?

você comeria DNA?
Qual é a sua resposta? Muita gente torce o nariz ao ouvir essa pergunta. Mas, e se eu te contasse que você come DNA todos os dias?

Leia esse post para entender (spoiler: vá até o final do texto para aprender a ver DNA na sua casa)!

Onde está o DNA?

O DNA é um manual de instruções, que possui informações para orientar as células sobre o que elas serão e como elas deverão agir em cada momento. Assim como os tijolos constroem as paredes de uma casa, as células são as estruturas que formam os tecidos do corpo de todos os seres vivos. E agora você deve estar se perguntando: quem são os “seres vivos”?

São aqueles capazes de nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Em outras palavras, os seres vivos são organismos constituídos por células, necessitam de energia, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem. Isso quer dizer que: além de nós, as plantas, nossos animais de estimação, as formigas e os bichos das frutas, também são seres vivos.

Assim, quando comemos alimentos, estamos comendo DNA!

Os 5 reinos dos seres vivos

Portanto, o DNA é a peça fundamental para formar, desenvolver e manter todos os seres vivos: da formiga ao elefante, da alga do mar à samambaia da sua casa, e do frango que você come até o.. Morango

O DNA está em tudo que vive! Mas pode ser encontrado também no ambiente: na água  até no ar.

A polêmica dos vírus: são ou não seres vivos?

Há muitos anos uma discussão perdura entre cientistas do mundo todo: os vírus são ou não seres vivos? Assim como nós, eles também têm DNA (ou RNA), mas isso caracteriza uma vida?

Por um lado podemos argumentar que não são seres vivos: são incapazes de se reproduzir sozinhos, necessitando de um hospedeiro para se multiplicarem. Por outro lado, cientistas defendem que a definição de vida vai além de ter ou não maquinaria de reprodução, ou metabolismo próprio, e é necessário considerar a propriedade mais crítica da hereditariedade genética: a evolução independente. “A vida é a manifestação de uma coerente coleção de genes capazes de se replicar no nicho em que evoluíram”. Os vírus cumprem esta definição. 

Cada mililitro de água do oceano contém vários milhões de partículas de vírus – um total global de 1031 vírions! Os vírus constituem 94% de todas as partículas que contêm ácido nucleico no mar e são 15 vezes mais abundantes do que as bactérias e arqueias.  Vivos ou não, os vírus estão indo muito bem!
Os vírus são ou não são seres vivos?

Experiência em casa: enxergando o DNA! 

Agora que você já sabe que o DNA está em tudo que é vivo, que tal fazer uma experiência para enxergar o do morango? É super fácil e só precisa de cinco ingredientes. 

Conheça cada ingrediente e entenda como funcionam:

  • Morangos: As células do morango têm muito DNA porque ele é octoploide, apresenta 8 cópias do seu genoma (seres humanos tem apenas duas).
  • Sal de cozinha (NaCl): com íons positivos que neutralizam a carga negativa do DNA, o NaCl garante que o DNA fique unido (disperso na solução) e separado das proteínas das células. 
  • Água: forma uma solução salina com o sal, ajudando na neutralização e dispersão do DNA.
  • Detergente: assim como “quebra” as moléculas de gordura das panelas, no experimento o detergente rompe a membrana das células do morango para liberar o DNA na solução.
  • Álcool 70% gelado: O DNA se junta à solução salina, que não se mistura com o álcool gelado, formando uma solução heterogênea. Como o DNA não é solúvel no álcool, os filamentos de DNA se aglutinam formando a massa filamentosa e esbranquiçada que é visível ao olho nu.

Assista ao vídeo abaixo para aprender como fazer.

Depois de enxergar o DNA do morango, que tal conhecer o seu? Com os testes genéticos você pode identificar variações genéticas que podem aumentar a sua predisposição a desenvolver doenças genéticas, e pode revelar de quais regiões do mundo vieram seus antepassados.

Saiba o que está no seu DNA!

Com a Assinatura meuDNA você descobre a sua ancestralidade para se conectar com suas origens, conhece sua predisposição a diversas doenças genéticas hereditárias para cuidar mais da sua saúde e, com a análise de Perfil, conhece sobre seus traços, hábitos e personalidade para um autoconhecimento por completo. Embarque nessa jornada!

Deixe uma resposta

Você também pode se interessar
ilustração de um homem sentando na cama, com carneirinhos pulando sobre sua cameça, enquanto não consegue dormir
Leia mais

Está no DNA: sono

Entenda quais são os fatores genéticos relacionados ao sono, aos distúrbios de sono e por que precisamos dormir.