O DNA Brasileiro - Parte 1

Por meuDNA Diz

Abril 19/2022

Qual a origem do DNA brasileiro?

Descubra as populações mais frequentes nos resultados do teste de ancestralidade meuDNA Origens!

O povo brasileiro é um dos mais diversos do mundo.

Temos fortes influências africanas, europeias e asiáticas, além de nativos-americanos.

Quais as populações mais comuns no Brasil de acordo com o meuDNA Origens?

Nosso teste de ancestralidade revelou quais são os povos mais frequentes no Brasil entre os 88 analisados. Veja alguns deles!

Península Ibérica (Portugal & Espanha)

O fluxo de imigração ibérica para o Brasil começou com a colonização do país no século XVI, mas continuou intenso após a independência: mais de 1,6 milhão de portugueses e de 700 mil espanhóis emigraram para cá a partir do século XIX.

A influência desses povos na cultura brasileira pode ser vista na gastronomia, arquitetura e até nas festas juninas, que foram trazidas para o Brasil pelos portugueses.

França

As festas juninas têm origem portuguesa, mas as quadrilhas têm origem francesa. A dança é apenas um dos muitos exemplos da influência da França no Brasil, que também incluiu culinária e arquitetura.

A imigração francesa para o Brasil começou após a vinda da família real em 1808, quando D. João VI patrocinou a Missão Artística, que trouxe ao nosso país diversos artistas franceses em 1816.

O Norte da África é representado no meuDNA Origens por países como Marrocos, Argélia e Tunísia.

Norte da África

Boa parte da presença desses povos no DNA brasileiro se deve aos judeus sefarditas, descendentes de judeus portugueses e espanhóis que durante a inquisição instalaram-se no Norte da África e depois migraram para o Brasil.

Quer saber mais sobre esses povos e quais as outras populações mais frequentes do teste? Acesse nosso blog e descubra!