Por meuDNA Diz

Junho 24/2022

Qual a origem da festa junina e suas tradições?

As festas juninas são uma tradição no Brasil.

Quando e onde surgiu a festa junina?

As festas juninas começaram ao longo da Idade Média na Europa, quando diversos povos celebravam a chegada do verão, no mês de junho, com homenagens aos deuses da natureza e da fertilidade para pedir colheitas fartas.

Por que comemoramos o Dia de São João na festa junina?

A Igreja Católica aderiu às festas que aconteciam no mês de junho e deu a elas um caráter religioso ao exaltar 3 santos católicos: São João, que nasceu em 24 de junho; Santo Antônio, que morreu em 13 de junho; e São Pedro, martirizado em 29 de junho.

Qual a origem da festa junina no Brasil?

Com o processo de colonização portuguesa do Brasil, a partir do século XVI, as festas chegaram em nosso país e ganharam o nome de Festas Juninas por serem celebradas no mês de junho.

Por que a roupa caipira é usada nas festas juninas?

O costume de usar roupas caipiras provavelmente surgiu como referência aos habitantes de zonas rurais de Portugal que viviam da agricultura: os saloios. Os homens vestem camisas quadriculadas e calças remendadas, enquanto as mulheres usam vestidos coloridos.

Qual a origem da quadrilha?

A quadrilha teve origem na França no início do século XIX. Chamada de quadrille, era uma dança de salão para quatro casais, que bailavam em formação retangular. A quadrilha começou a ser praticada no Brasil pelas classes médias e elites portuguesas, que seguiam os interesses das classes altas europeias.

Por que soltamos balões na festa junina?

O costume de soltar balões foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Segundo a tradição popular, eles eram usados para despertar São João. Atualmente, os balões são proibidos por lei no Brasil devido ao risco de causar incêndios.

E as suas origens?

Agora que você já sabe a origem da festa junina, que tal descobrir mais sobre as suas origens? O meuDNA Premium é um teste que revela sua ancestralidade genética de 5 a 8 gerações atrás baseado em 88 populações espalhadas pelo mundo!