Coleta de DNA da saliva: como funciona? 

Imagem ilustrativa de alguém fazendo a coleta de amostra com um swab bucal

Os testes de DNA, seja para saúde ou ancestralidade, estão cada vez mais populares e você pode estar se perguntando como o DNA é coletado para realizar esses testes. Entenda neste post como funciona a coleta de DNA da saliva.

Onde está o DNA?

Para entender a coleta de DNA precisamos primeiro entender onde ele se encontra no nosso organismo.

O DNA é uma molécula que guarda toda a informação necessária para o desenvolvimento e funcionamento do nosso corpo e, por isso, ele está presente em quase todas as nossas células. Assim, conseguimos coletar DNA por diferentes métodos e usando diferentes tipos de amostras, inclusive a saliva, ou melhor, as células da nossa boca.

Você comeria DNA?Assim como o nosso DNA está presente em todo o corpo, o DNA de outras espécies também está presente em todo o organismo delas. Isso vale para animais, como galinhas, bois, porcos e peixes, e para vegetais, como alface, brócolis, maçã e tantos outros. E você, já comeu DNA hoje?

Onde está o DNA na amostra de saliva?

Na verdade, o DNA está presente nas células da nossa boca que se desprendem da bochecha e podem ser encontradas na saliva. O nosso corpo renova as nossas células frequentemente, principalmente aquelas de revestimento, como as da nossa pele e do interior da boca. Por isso, conseguimos coletar essas células facilmente.

A partir dessas células podemos extrair o DNA e realizar as análises para descobrir a nossa ancestralidade, entender melhor o nosso risco de desenvolver doenças e até obter o diagnóstico para doenças genéticas.

Imagem ilustrando uma célula da bochecha, o seu núcleo, e o DNA que está no seu interior.

Como funciona a coleta de DNA da saliva?

Para coletar as células da nossa boca que se desprendem facilmente, podemos usar um tipo de cotonete, chamado de swab bucal. Passando esse cotonete especial no interior da bochecha, as células se prendem a ele. Chamamos esse processo de esfregaço bucal.

É rápido, indolor e não invasivo, o que torna a coleta de saliva muito vantajosa quando comparada à coleta de sangue.

Outra grande vantagem é que o esfregaço é muito mais fácil de conservar que o sangue. Uma amostra de células coletadas com um cotonete swab pode ser conservada por até um mês em temperatura ambiente. Já a amostra de sangue deve ser refrigerada logo após a coleta e mantida em geladeira por até uma semana.

Muitas empresas que fazem testes genéticos já optam por realizar a coleta com um kit de swab. Esse kit geralmente consiste de um tubo contendo um cotonete swab e um líquido conservante.

Depois que você fez a coleta usando o swab é só armazená-lo dentro do tubo, que contém uma solução de cor azulada que ajuda a conservar a sua amostra até a chegada no laboratório. O líquido conservante é muito importante pois ajuda a manter a qualidade do seu DNA.

Além do conservante, existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a qualidade da amostra de saliva, como escovar os dentes e permanecer em jejum completo (sem ingerir comida ou líquidos) por pelo menos 30 minutos antes de fazer a coleta. Esses passos são importantes pois restos de alimentos podem comprometer o efeito do conservante, estimulando a proliferação de microorganismos, além de impedir as etapas posteriores de extração e análise do DNA.

Passo a passo da coleta de amostra com o swab bucal: escove os dentes e fique em jejum; faça a coleta esfregando o swab no interior da bochecha; guarde o swab no interior do tubo com solução conservante e balance algumas vezes.
Passo a passo da coleta com o swab bucal: escove os dentes e fique em jejum; faça a coleta esfregando o swab no interior da bochecha; guarde o swab no interior do tubo com solução conservante e balance algumas vezes.

No meuDNA, todos os testes genéticos são feitos com o nosso kit de coleta por swab, que é entregue na sua casa junto com o passo a passo de como fazer a coleta e a embalagem para o envio da amostra de volta para o nosso laboratório. O envio é por nossa conta, é claro.

Saber o que o seu DNA diz sobre você nunca foi tão fácil. Você pode explorar o seu passado descobrindo as ancestralidades que estão no seu DNA, e planejar o seu futuro investigando qual o seu risco de desenvolver colesterol alto e até mesmo alguns tipos de câncer. Conheça o meuDNA Premium e saiba mais sobre a sua saúde e ancestralidade!

Banner conheça o meuDNA prêmium

Deixe uma resposta

You May Also Like