Os filhos de Gengis Khan

Estátua de Gengis Khan com seus descendentes em volta

Um estudo genético avaliou 2 mil homens asiáticos e revelou que 8% deles pertenciam a uma mesma linhagem paterna. Conheça a história de Gengis Khan e como seus genes se espalharam em grande parte da população asiática.

O primeiro Khan

Gengis Khan foi o primeiro grão-cã da Mongólia, tendo fundado o Império Mongol em 1206. O soberano é lembrado por unificar povos mongóis e por ter sido o responsável pela maior conquista territorial da história, mas também por seu perfil sanguinário e impiedoso. 

Gengis, em língua mongol, significa “guerreiro perfeito”. Khan, ou cã em português, é um título para chefes supremos asiáticos, equivalente ao título de imperador. 

No século 13, o líder do Império Mongol conquistou mais de 20 milhões de km2, o equivalente a 2,3 vezes o tamanho do Brasil. Seus filhos e netos, sucessores no comando, conseguiram ampliar ainda mais o território. Em seu auge, o Império cobria cerca de 22% da área continental da Terra, indo desde as Coréias até a atual Polônia, passando pela China, Sibéria, Oriente Médio e Ásia Menor.

Mapa com os territórios do Império Mongol conquistado na morte de Gengis Khan e quando seus descendente estavam no comando

Espalhando genes pela Ásia

Um estudo avaliou o cromossomo Y de 2 mil homens asiáticos e descobriu  que 8% deles pertenciam a uma mesma linhagem paterna. O padrão genético similar foi encontrado em homens de 16 populações diferentes, espalhadas na Ásia desde o Mar Cáspio até o Oceano Pacífico. Os pesquisadores sugerem que houve uma rápida propagação do cromossomo Y nas populações asiáticas há cerca de mil anos atrás a partir da Mongólia. 

O cromossomo sexual Y está presente apenas em pessoas do sexo masculino, sendo sempre passado de pai para filho.

A explicação encontrada pelos pesquisadores foi a de que o portador inicial de tais marcadores genéticos provavelmente tinha uma vantagem social que permitiu ter um grande número de descendentes.

Apesar de não ser possível analisar o DNA de Gengis Khan para comprovar a hipótese, ele é o personagem histórico que completa essa lacuna, pois além da vantagem social, ele esteve presente em grande parte da Ásia no decorrer das conquistas territoriais durante o período estimado pelos pesquisadores. 

Gengis Khan teve filhos com várias esposas, amantes e pelo abuso de mulheres das tribos conquistadas. Seus filhos, que assumiram o comando do Império, também tiveram muitos descendentes. 

As estimativas a partir do estudo sugerem que cerca de 8% dos homens que vivem nos antigos territórios do Império Mongol, o equivalente a 16 milhões de homens, sejam descendentes distantes de Gengis Khan.

Mapa indicando as populações do estudo que apresentaram similaridade no cromossomo Y
Mapa indicando as populações do estudo que apresentaram similaridade no cromossomo Y
Conecte-se com a história e tradição Mongol

Cultura
Acredita-se que o naadam, feriado nacional da Mongólia, tenha começado como celebrações religiosas ainda na época de Gengis Khan. Desde 1921 é celebrada também a independência do país, com eventos em que são realizadas competições como a luta livre, corrida de cavalos e arco-e-flecha, além de danças e canções tradicionais.

Assista ao curta-metragem Nomads of Mongolia, de Brandon Li, para conhecer um pouco os costumes e hábitos dos povos nômades dessa região.

Culinária
Na culinária mongol, o bolinho de massa cozido no vapor é chamado buzz. O recheio mais tradicional é o de carne bovina, mas há também variações com carne de porco ou vegetais. Já o airag é o leite de égua fermentado, bastante consumido pelos nômades e parte da culinária mongol. 

História
Assista à série Marco Polo (Netflix), que se passa no período do Império Mongol comandado por Kublai Khan, neto de Gengis Khan. Apesar de ser uma ficção, com boas pitadas de dramatização, o seriado conta com uma grande riqueza de detalhes em relação aos costumes, roupas e ornamentos, assim como referências históricas a batalhas e conquistas.

Quer saber o que o seu DNA diz sobre você?

Com a Assinatura meuDNA você descobre a sua ancestralidade, conhece sua predisposição para desenvolver diferentes doenças genéticas hereditárias e, com a análise de Perfil, conhece mais sobre seus traços, hábitos e personalidade. Embarque nessa jornada de autoconhecimento por completo!

{ “@context”: “https://schema.org”, “@type”: “BlogPosting”, “mainEntityOfPage”: { “@type”: “WebPage”, “@id”: “https://atomic-temporary-184721849.wpcomstaging.com/os-filhos-de-gengis-khan/” }, “headline”: “Os filhos de Gengis Khan”, “description”: “Conheça mais sobre a história de Gengis Khan e como ele deixou milhões de descendentes por toda a ásia. Entenda mais sobre suas conquistar. Clique aqui!”, “image”: [ “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2022/02/Ab90-capa_200.jpg?resize=1160%2C483&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2022/02/Ab90-corpo1.jpg?resize=1024%2C710&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2022/02/Ab90-corpo2.jpg?resize=1024%2C709&ssl=1” ], “author”: { “@type”: “Person”, “name”: “Juliana Gomes” }, “publisher”: { “@type”: “Organization”, “name”: “Juliana Gomes”, “logo”: { “@type”: “ImageObject”, “url”: “” } }, “datePublished”: “2022-02-11”, “dateModified”: “2022-04-12” }

Deixe uma resposta

Você também pode se interessar
Leia mais

O que é epigenética?

Conheça mais sobre a área da Biologia que estuda mudanças genéticas que não envolvem alterações no DNA, mas que podem ser hereditárias
200 anos de Gregor Mendel
Leia mais

Os 200 anos de Gregor Johann Mendel

Em 20 de julho de 1822, nascia Gregor Johann Mendel; o que o cientista nos ensinou sobre herança genética e o que descobrimos desde então?