Comparativo de testes de Covid: qual o melhor?

testes-de-covid-comparativo

Os testes de Covid são a melhor alternativa para rastrear o vírus. Junto com outras medidas de segurança, como o uso de máscara e o distanciamento social, são muito eficazes para frear a transmissão.

Se você quer saber como proteger a sua saúde e a das pessoas ao seu redor, é hora de conhecer como os testes de detecção funcionam e qual o mais indicado para cada ocasião. Boa leitura!

A Covid-19

A Covid-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Ele faz parte de uma família já conhecida pelos cientistas, a dos coronavírus. Mas é o primeiro membro a se disseminar a ponto de causar uma pandemia mundial.

O primeiro surto de infecção humana pelo novo coronavírus foi identificado em Wuhan, a cidade mais populosa da China Central, e comunicado em janeiro de 2020. Em março, a OMS declarou uma pandemia global da doença, e em setembro já havia causado a morte de mais de 1 milhão de pessoas.

Apesar do epicentro da Covid ter sido a China, ainda não se sabe ao certo onde nem quando surgiu o SARS-CoV-2. Estudos científicos apontam que o vírus tenha surgido em um animal, provavelmente um morcego, antes de se espalhar para seres humanos. E pesquisadores italianos encontraram anticorpos em voluntários de um experimento em setembro de 2019.

Transmissão

A contaminação pelo vírus pode ser direta, quando entramos em contato com gotículas de secreção de pessoas infectadas (como o espirro e a tosse), ou indireta, quando tocamos em uma superfície contaminada e levamos as mãos aos olhos, nariz e boca.

A taxa de transmissão é alta, porém variável. Isso porque ela está relacionada à imunidade de cada um, à quantidade de pessoas em um mesmo lugar e às medidas de controle, além de variantes do vírus.

É por isso que autoridades da saúde recomendam o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, para evitar a transmissão e o contágio, assim como não frequentar ambientes fechados e ter contato com pessoas fora do convívio doméstico.

Sintomas

Os sintomas da Covid-19 podem aparecer de dois a 14 dias após a contaminação. Eles são iguais aos de doenças respiratórias como a gripe: febre, dor de cabeça e no corpo, tosse seca e dificuldade para respirar. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% dos casos sejam assintomáticos.

O SARS-CoV-2 pode causar, também, complicações como problemas renais, cardíacos e nervosos, além de comprometer a coagulação do sangue. Isso acontece principalmente em idosos e portadores de doenças crônicas, por terem o sistema imunológico mais debilitado.

Diagnóstico e testes

A vacinação de toda a população contra o vírus ainda pode levar meses ou anos, enquanto as infecções assintomáticas, que são a maioria dos casos, impedem a diferenciação de uma doença respiratória comum. E mesmo vacinado é possível pegar e transmitir a doença.

Por isso, testes de Covid são a única forma de atestar a infecção, atual ou passada, além de identificar e isolar infectados, evitando a transmissão e garantir a segurança de todos.

Tipos de teste Covid

Você já deve ter ouvido falar de vários métodos para detecção da Covid-19. Cada um deles tem um alvo diferente, e por isso a indicação é para estágios distintos da doença.

Confira os principais testes de Covid e veja qual o mais indicado para cada momento:

Teste de Antígeno

Homem usando equipamentos de proteção fazendo coleta via swab nasal em uma mulher usando máscara
Testes de antígeno são mais rápidos e baratos, mas pouco precisos.

Também chamado de “teste rápido”, esse é o teste mais popular, à venda em farmácias e laboratórios por um preço mais baixo. Ele utiliza o swab nasal, um tipo de cotonete, que precisa raspar o fundo do nariz ou da garganta.

Depois de colhida a amostra, em até 30 minutos o teste de antígeno busca fragmentos (proteínas) da película que envolve o material genético do vírus para apontar a infecção.

Mas o que parece ser uma vantagem pode se transformar num problema: o método simplificado, que possibilita um resultado rápido, é pouco sensível. Por isso, recomenda-se que seja feito após alguns dias de infecção por causa da baixa sensibilidade.

Testes poucos sensíveis têm alto risco de ter resultado falso negativo ou falso positivo. É por isso que, em caso de resultado positivo, recomenda-se confirmar o diagnóstico fazendo outro teste, o PCR.

Teste RT-PCR

teste-covid-rt-pcr
O RT-PCR é considerado o padrão-ouro dos testes de Covid.

Assim como o teste de antígeno, o RT-PCR também usa swab nasal e é um teste molecular. Mas em vez de buscar “rastros”, o alvo aqui é o próprio material genético do vírus.

E isso faz toda a diferença: não por acaso, o RT-PCR é considerado o “padrão-ouro” dos testes de detecção. Ele é muito mais preciso e capaz de identificar a infecção desde o início.

Os pontos negativos geralmente são o preço, mais alto que o dos testes de antígeno, e o tempo até a liberação do resultado, que pode demorar, em média, até 3 dias.

Teste PCR-LAMP

teste-covid-pcr-lamp
Considerado uma evolução do RT-PCR, o método PCR-LAMP é ainda mais prático e barato.

Este teste de Covid é uma alternativa equivalente ao RT-PCR, porém mais prática, segura e barata. O método PCR-LAMP faz a análise do RNA do vírus a partir de uma amostra de saliva, o que elimina o desconforto do swab nasal.

Além de ser mais prático, barato e seguro do que os outros, o teste PCR-LAMP ainda pode ser feito em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, desde que a amostra seja enviada ao laboratório em até 3 dias após a coleta. Após a chegada, o resultado é liberado em até 24h.

Outra vantagem é que a sensibilidade é de 80%, o que reduz as chances de um resultado falso-negativo. Já a chance de falso-positivo é de 1%. Por isso, pode ser feitos desde o início da infecção.

Teste de anticorpos

Testes-de-covid-anticorpos
O teste de anticorpos é o único que diz se você já teve a doença.

O teste de anticorpos é sorológico. Isso quer dizer que ele utiliza uma amostra de sangue. Este teste diz se a pessoa já teve ou não a doença em algum momento passado.

Esse teste de Covid tem como alvo as imunoglobulinas IgA, IgM e IgG. Elas são anticorpos, a memória da resposta imune para combater o vírus

Os anticorpos IgM e IgA são produzidos em torno do décimo dia de infecção, mas têm duração limitada. Já os anticorpos do tipo IgG são liberados depois, lá pelo 15º dia após o contágio, mas podem permanecer por meses ou anos na corrente sanguínea do paciente.

Comparativo de testes de Covid

tabela-comparativa-testes-de-covid
{ “@context”: “https://schema.org”, “@type”: “BlogPosting”, “mainEntityOfPage”: { “@type”: “WebPage”, “@id”: “https://atomic-temporary-184721849.wpcomstaging.com/testes-de-covid-comparativo/” }, “headline”: “Comparativo de testes de Covid: qual o melhor?”, “description”: “Há vários tipos de teste para covid. Conheça alguns deles aqui, suas eficácias e algumas dicas para prevenção desse vírus. Clique e saiba mais”, “image”: [ “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2021/04/AB08-00.png?resize=1160%2C483&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2021/04/AB8-01-1.png?resize=1024%2C709&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2021/04/AB8-02.png?resize=1024%2C709&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2021/04/AB8-03.png?resize=1024%2C709&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2021/04/AB8-04.png?resize=1024%2C709&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2021/04/AB8-05.png?resize=1024%2C536&ssl=1” ], “author”: { “@type”: “Person”, “name”: “Thiago Leite”, “url”: “https://atomic-temporary-184721849.wpcomstaging.com/author/thiago/” }, “publisher”: { “@type”: “Organization”, “name”: “Thiago Leite”, “logo”: { “@type”: “ImageObject”, “url”: “https://secure.gravatar.com/avatar/f240ad79be78dd5056eec5ad6ec5bff5?s=120&d=identicon&r=g” } }, “datePublished”: “2021-05-04”, “dateModified”: “2022-06-28” }

Deixe uma resposta

Você também pode se interessar
Cientistas pesquisando o DNA
Leia mais

Por que existem doenças genéticas?

O que são doenças genéticas? Uma doença genética é aquela causada por uma alteração (mutação) no nosso DNA.…
Menino em cadeira de rodas, com braços fortes desenhados atrás
Leia mais

Distrofia Muscular de Duchenne

Saiba mais sobre essa doença genética que causa a degeneração progressiva dos músculos