Ser canhoto ou ser destro tem relação com a genética?

10 mãos para cima, sendo 9 destras e 1 canhota.
Apenas uma pequena parte das pessoas é canhota. Entenda os fatores que influenciam na preferência pela mão esquerda ou pela mão direita.

Se você é canhoto, você faz parte de uma pequena parcela da população mundial que realiza as tarefas manuais preferencialmente com a mão esquerda. Estima-se que, globalmente, cerca de 10% da população é canhota

Será que ser canhoto ou destro é determinado pela genética ou tem influência cultural? A preferência pela mão dominante pode variar entre as pessoas de diferentes países? Descubra no post!

O que é mão dominante?

A preferência da mão dominante diz respeito à tendência que uma pessoa tem de fazer de forma mais confortável, com mais frequência e com mais habilidade suas tarefas manuais, com a mão direita, esquerda ou com ambas as mãos.  

Destros, ou seja, que têm preferência em utilizar a mão direita, são a maioria na população – cerca de 90%, enquanto que canhotos e ambidestros (que usam ambas as mãos) são menos comuns.

Países com mais canhotos

A proporção de canhotos e destros varia entre os países. Segundo pesquisas, pessoas na Holanda são as que mais se declaram canhotas: cerca de 13%, seguidas pelas pessoas que moram nos Emirados Árabes Unidos, Israel e Porto Rico. Já na China o cenário é o contrário: menos de 3% se consideram canhotos, em seguida vem a Indonésia e o Vietnã.

Desenvolvimento da mão dominante

A preferência de alguém ser destro ou canhoto já pode ser observada na vida intrauterina, mas começa a se mostrar mais intensamente durante o começo da infância e geralmente se mantém a mesma por toda a vida. 

Essa preferência está relacionada com a organização da divisão de trabalho que acontece no cérebro, que é formado por dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que apesar de muito semelhantes acabam desempenhando suas próprias funções.

De forma geral, cada um dos hemisférios controla um lado do corpo: o controle do lado direito é dado pelo hemisfério esquerdo do cérebro, já o controle do lado esquerdo do corpo é dado pelo hemisfério direito do cérebro. 

Nas pessoas que são destras, o hemisfério esquerdo é o responsável pelo controle motor da mão, e vice-versa. Essa especialização das funções de cada lado do cérebro tem influência de fatores genéticos e permite um controle mais eficiente do corpo.

O que determina se você é canhoto ou destro?

A preferência da mão dominante é um traço complexo, ou seja, é influenciado tanto por fatores genéticos quanto por fatores ambientais. Além disso, não apenas um, mas diversos genes influenciam nessa característica, que é poligênica.

Cada um desses genes têm uma contribuição individual pequena, mas quando somados influenciam consideravelmente nessa característica.

Influência da genética na mão dominante

Cientistas acreditam que variações presentes em genes que influenciam no desenvolvimento das diferentes partes do cérebro, alguns ativados ainda na formação do bebê, podem ser responsáveis pelas diferenças observadas na preferência da mão dominante entre as pessoas.

Outros genes associados a ser destro ou canhoto estão envolvidos com a interação celular que acontece no tecido nervoso em desenvolvimento e com o posicionamento dos órgãos dentro do nosso corpo. 

Apesar de vários genes já terem sido associados à preferência de mão dominante, os cientistas ainda não conhecem todas as suas funções.

Qual é a chance de ser canhoto ou destro?

Por se tratar de uma característica complexa, a preferência da mão dominante não apresenta uma herança simples. Empiricamente, podemos dizer que uma criança filha de um casal formado por uma pessoa canhota e uma destra tem cerca de 2 a 3X mais chances de ser canhota do que uma criança filha de um casal em que ambos são destros.

Além disso, estudos com gêmeos idênticos mostram que eles têm mais chance de serem ambos destros ou ambos canhotos, em comparação com gêmeos não-idênticos ou irmãos que não são gêmeos. No entanto, isso não é uma regra, e eles podem ter a preferência de mão dominante diferente.

Estima-se que o componente genético para ser destro ou canhoto seja de cerca de 1 a 6%, com base em estudos feitos com variações comuns espalhadas no genoma.

Influência de fatores ambientais na mão dominante

Além da genética, outros fatores podem estar relacionados a ser destro ou canhoto. Confira alguns:

  • Hormônios: exposição aos hormônios durante a gestação parece influenciar nas chances do bebê ser canhoto ou destro, pois os hormônios sexuais agem no desenvolvimento do sistema nervoso ainda no período intra-uterino.
  • Peso ao nascer: algumas pesquisas indicam que bebês que nasceram com peso abaixo da média, por exemplo bebês que nasceram em parto múltiplo, têm mais chances de serem canhotos.  
  • Aspectos culturais: a maioria dos instrumentos e objetos são projetados para pessoas destras. Assim, em alguns casos há uma pressão cultural que a própria sociedade impõe que pode dificultar a realização de tarefas com a mão esquerda.

Durante a Revolução Industrial, por exemplo, pessoas canhotas eram consideradas desajeitadas pois não conseguiam manejar corretamente os instrumentos e máquinas. No entanto, esses instrumentos eram desenhados para pessoas que usam preferencialmente a mão direita, então o desconforto era natural e esperado.

Outro estigma que acompanhou os canhotos por muito tempo é de que as crianças canhotas não eram tão empenhadas na escola. Na verdade, elas eram, muitas vezes, obrigadas a usar mesas para destros e a escrever com a mão direita, já que as canetas tinteiro usadas não possibilitavam escrever com a mão esquerda sem borrar o papel.

Um homem canhoto segurando uma tesoura e cortando uma folha de papel
Destros e canhotos em diferentes culturas
Em algumas culturas ser canhoto ou realizar atividades com a mão esquerda não é visto com bons olhos, e é sinal de grosseria e falta de educação. Antigamente, pessoas canhotas eram acusadas de bruxaria e de trazer má sorte.
Até mesmo em alguns idiomas os canhotos carregam consigo uma má reputação. Em francês, por exemplo, gauche pode significar “esquerda” ou “desajeitado”. No inglês, left vem de uma palavra anglo-saxônica que significa “fraco”.
Essa diferença na permissividade das diferentes culturas aos destros e canhotos pode explicar as diferentes proporções observadas de mão dominante entre as populações.

Animais podem ser destros ou canhotos?

A resposta é sim! Os seres humanos não são os únicos animais que exibem essa preferência. Cachorros, gatos, cangurus e até papagaios podem ter uma ou outra mão, pata ou pé preferidos para realizar suas atividades. Em fêmeas de gatos, por exemplo, a preferência tende a ser pela pata esquerda, já os machos preferem usar a pata direita.

Dia Internacional do Canhoto

Celebrado desde 1992, 13 de agosto é o Dia Internacional do Canhoto, data na qual os canhotos do mundo todo celebram sua preferência de mão, mas sem deixar de pensar nas dificuldades que podem passar também, afinal não deve ser fácil viver em um mundo dominado pelos destros.  

O que o seu DNA diz sobre sua mão dominante?

Será que as informações que estão no seu DNA refletem a sua escolha de mão dominante? No meuDNA Assinatura você pode descobrir o que seu DNA diz sobre você ser destro ou canhoto e muitos outros traços e características suas!

Com o Origens você descobre sua ancestralidade genética, com base em até 88 populações do mundo, com o teste de Saúde entende sua predisposição genética a diversas doenças, e com o Perfil, descobre mais sobre seus comportamentos, hábitos e preferências alimentares.

Assine já o meuDNA e embarque nessa jornada de autoconhecimento por completo!

meuDNA Revisa

O que é mão dominante?

A preferência da mão dominante diz respeito à tendência que uma pessoa tem de fazer de forma mais confortável, com mais frequência e com mais habilidade suas tarefas manuais com a mão direita, esquerda ou com ambas as mãos.

O que determina uma pessoa ser destra ou canhota?

A preferência manual é um traço complexo, ou seja, que é influenciado tanto por fatores genéticos quanto por fatores ambientais. Além disso, não apenas um, mas diversos genes influenciam nessa característica, que é poligênica.

Quando é celebrado o Dia Internacional do Canhoto?

Celebrado desde 1992, 13 de agosto é o Dia Internacional do Canhoto, data na qual os canhotos do mundo todo celebram sua preferência de mão, mas sem deixar de pensar nas dificuldades que podem passar também.

0 Shares:

Deixe uma resposta

Você também pode se interessar:
ilustração de um homem sentando na cama, com carneirinhos pulando sobre sua cameça, enquanto não consegue dormir
Read More

Está no DNA: sono

Entenda quais são os fatores genéticos relacionados ao sono, aos distúrbios de sono e por que precisamos dormir.
Read More

Mitos e verdades sobre o câncer

O câncer é uma doença muito conhecida por todos, porém existem vários mitos sobre o câncer que podem trazer insegurança e dúvidas. Entenda o que é mito e o que é verdade sobre a doença e saiba a importância da genética nesse contexto.