O futebol se popularizou no Brasil depois que Charles Miller veio da Inglaterra, o berço do futebol moderno. Mas a origem do futebol remonta a épocas bem mais antigas, muito antes de sermos considerados o país do futebol e da Inglaterra organizar o esporte, em que outros povos pelo mundo já estavam com a bola no pé.
Paixão nacional de diferentes nações, o futebol é um esporte que em meio aos espetáculos dos dribles e gols causa rivalidade entre torcedores, mas que também é capaz de unir e de parar uma guerra. Conheça mais sobre a origem do futebol e desde quando ele é jogado no Brasil.
História do futebol no mundo
A prática similar ao futebol mais antiga data aproximadamente do século III a.C. na China, durante a Dinastia Han. O jogo, chamado cuju, envolvia chutar a bola com os pés para uma rede. Acredita-se que tenha servido para treinamento militar, mas também para divertimento.
Há registros também de que japoneses, coreanos, egípcios, romanos, gregos e indígenas da América Central e da América do Norte tenham praticado diferentes jogos que envolviam a bola no pé, semelhantes ao futebol.
Já no século XIX, o futebol moderno surge na Inglaterra com o estabelecimento de regras, associações e os primeiros times de futebol. Antes disso, pela ausência de regras, os jogos eram muito violentos e chegaram a ser proibidos por alguns reis ingleses, seja por motivos religiosos ou para evitar que soldados se machucassem.
Então, em 1846, a Universidade de Cambridge estabeleceu as regras do esporte e em 1863 foi formada a The Football Association, a primeira associação do mundo para supervisionar jogos profissionais e amadores.
Fundado em 1857, na Inglaterra, o Sheffield Football Club é o time de futebol mais antigo que continua em atividade.
Quando o futebol parou guerras? Em 24 e 25 de dezembro de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, aconteceu a “Trégua de Natal”, quando tropas da Alemanha e do Reino Unido, que estavam em lados opostos do conflito, deram trégua à Guerra, sem ordens oficiais, e fizeram o campo de batalha virar um campo de futebol. O episódio foi retratado no filme “Joyeux Noël” (“Feliz Natal”, em português), de Christian Carion.Já o Santos Futebol Clube foi o único time que parou uma guerra. Em 1969 o time foi à Cidade de Benim, Nigéria, e parou a guerra civil que assolava o país. O time santista, comandado na época por ninguém menos do que Pelé, jogou um amistoso contra a seleção nigeriana, mas o placar pouco importa perto desse grande evento histórico. |
Origem do futebol no Brasil
Os registros mais antigos do futebol no Brasil são de 1875, em Curitiba, mas foi só duas décadas depois que o esporte começou a se popularizar. Foi Charles Miller, um descendente de britânicos que havia ido para a terra natal de sua família para estudar, que trouxe em sua mala bolas de futebol, um par de chuteiras, uniformes usados e um livro com as regras do jogo, em 1894.
Apesar dos registros históricos mostrarem que antes de Miller já haviam acontecido jogos de futebol no Brasil, todos concordam em seu mérito de ter organizado a prática do esporte e a formação dos clubes de futebol, sendo assim considerado o “Pai do futebol” no Brasil.
O primeiro jogo de futebol organizado no Brasil aconteceu em 14 de abril de 1895, entre funcionários da Companhia de Gás de São Paulo e da Companhia Ferroviária de São Paulo, onde jogava Charles Miller.
O Clube Atlético São Paulo, fundado em 1888, foi o primeiro clube a praticar o futebol no país, em 1895.
Inicialmente o futebol no Brasil era um esporte elitizado e havia uma forte discriminação, pois muitos times não aceitavam negros ou os obrigava a cobrir os cabelos e a usar maquiagem (“pó-de-arroz”) para clarear a pele. Apenas algum tempo depois o esporte alcançou todas as parcelas da sociedade.
As habilidades e os dribles de jogadores brasileiros conquistaram a torcida, títulos mundiais e a admiração do resto do mundo. Hoje, o futebol faz parte não só do lazer do brasileiro, mas também da economia: um relatório apresentado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2019, indicou que o futebol brasileiro, em toda sua cadeia, representa 0,72% do PIB nacional, o que equivale a R$52,9 bilhões.

Expressões futebolísticas no dia a dia Evidenciando o grande enraizamento do futebol na cultura brasileira, essas são algumas expressões que saíram do campo para o nosso cotidiano: 45 do segundo tempo: uma decisão ou ação que foi feita no último momento possível, beirando o atraso. Pisar na bola: fazer bobagem, cometer um erro. Bater na trave: quase acertar. |
Saiba o que está no seu DNA!
Assim como o futebol, temos uma grande diversidade de origens. Nosso povo como conhecemos hoje conta com a participação de diversas culturas e ancestralidades, incluindo nativos americanos, africanos, asiáticos e europeus. Todos deixaram heranças em nossa língua, sobrenomes e em nossos costumes.
Com a Assinatura meuDNA você descobre a sua ancestralidade para se conectar com suas origens, conhece sua predisposição a diversas doenças genéticas hereditárias para cuidar mais da sua saúde e, com a análise de Perfil, conhece sobre seus traços, hábitos e personalidade para um autoconhecimento por completo. Embarque nessa jornada!

meuDNA Revisa
O futebol moderno teve origem na Inglaterra, no século XIX. Mas há registros de que chineses, japoneses, coreanos, egípcios, romanos, gregos e nativos americanos tenham praticado jogos semelhantes ao futebol.
Charles Miller, um descendente de britânicos que havia ido para a terra natal de sua família para estudar, trouxe em sua mala bolas de futebol, um par de chuteiras, uniformes usados e um livro com as regras do jogo, em 1894.
Apesar dos registros históricos mostrarem que antes de Charles Miller já havia acontecido jogos de futebol no Brasil, foi ele quem organizou a prática do esporte e a formação dos clubes de futebol, sendo assim considerado o “Pai do futebol” no Brasil.