São Paulo: um retrato do mundo

Ilustração do piso com a padronagem de São Paulo e pessoas andando por ele

A cidade de São Paulo, que comemora 468 anos no próximo dia 25 de janeiro, representa bem a diversidade encontrada no DNA brasileiro e possui as marcas da miscigenação espalhadas pelos seus bairros, festas e em seu povo. 

A gastronomia tão conhecida na capital paulista carrega história, vai desde o prato-feito que tem elementos de diferentes culturas, até restaurantes típicos da culinária portuguesa, italiana, espanhola, japonesa, entre tantas outras. 

Já as festas e os bairros carregam tradições de todos os povos que vieram, e continuam vindo, para deixar a cidade cada vez mais rica e diversa. Conheça a seguir algumas das culturas e tradições encontradas na cidade de São Paulo.

Leste europeu paulistano: entenda essa variação genética

A Vila Zelina é o centro de imigrantes do Leste europeu, incluindo a comunidade lituana: São Paulo é a segunda cidade com maior número de lituanos fora da Lituânia, atrás somente de Chicago, nos Estados Unidos.

No bairro, a Associação de Moradores e Comerciantes do bairro Vila Zelina (AMOVIZA) realiza feiras culturais do leste europeu com comidas e artesanatos típicos da Bulgária, Hungria, Polônia, Rússia, Lituânia e outros países da região.

Na ponta da língua: da gastronomia ao sotaque italiano

Entre os principais destinos dos imigrantes italianos no final do século XIX e início do século XX estavam as fazendas de café paulistas, mas houve também um fluxo “não-oficial” para as cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

Bixiga, Mooca e Lapa são bairros paulistanos que conservam tradições como feiras, festas e gastronomia típica. A Festa da N. Sra Achiropita, considerada a maior festa italiana no Brasil, acontece anualmente no bairro do Bixiga. 

Ilustração da Paróquia de Nossa Sra Achiropita no Bairro do Bixiga, em São Paulo

Mas em todos os cantos da cidade é possível encontrar trattorias, osterias e cantinas italianas. Comer uma boa massa, pizza, cannoli ou degustar um pão italiano com vinho são formas de se aproximar de uma das culturas que mais influenciou o estilo de vida não só da capital paulistana, mas de grande parte do nosso país. 

Entre tantas heranças, o sotaque dos colonos italianos foi uma delas: o “r” vibrante, que treme atrás dos dentes, é marca registrada no sotaque paulistano.

Apreciar a cidade: das flores aos festivais japoneses

O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão: são cerca de 1,6 milhão de japoneses imigrantes e descendentes. 

Em São Paulo, a partir de 1912, grupos de imigrantes japoneses começaram a residir na ladeira Conde de Sarzedas e as redondezas passaram a atrair japoneses que deixavam o campo. 

A comunidade cresceu e deu origem ao Bairro da Liberdade, que reúne feiras, lojas e restaurantes típicos, além do Festival do Japão, um dos maiores eventos da cultura japonesa no mundo, com exposições, shows, tradições e comidas das 47 províncias do Japão. 

Ilustração das árvores cerejeiras floridas no Parque do Carmo, em São Paulo

Hanami é uma antiga tradição japonesa de apreciar a beleza delicada e breve das flores, especialmente das cerejeiras, no começo da primavera. No Parque do Carmo, zona leste da cidade de São Paulo, há monumentos à imigração japonesa e também acontece anualmente a Festa das Cerejeiras para contemplar a árvore-símbolo do Japão.

Quer saber o que o seu DNA diz sobre você?

Com a Assinatura meuDNA você descobre a sua ancestralidade, conhece sua predisposição para desenvolver diferentes doenças genéticas hereditárias e, com a análise de Perfil, conhece mais sobre seus traços, hábitos e personalidade. Embarque nessa jornada de autoconhecimento por completo!

{ “@context”: “https://schema.org”, “@type”: “BlogPosting”, “mainEntityOfPage”: { “@type”: “WebPage”, “@id”: “https://atomic-temporary-184721849.wpcomstaging.com/sao-paulo-retrato-do-mundo/” }, “headline”: “São Paulo: um retrato do mundo”, “description”: “São Paulo é uma cidade com uma grande diversidade cultural e de costumes. Confira algumas curiosidades genéticas dos paulistanos e mais.”, “image”: [ “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2022/01/Ab85-capa-200.jpg?resize=1160%2C483&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2022/01/Ab85-corpo1.jpg?resize=1024%2C709&ssl=1”, “https://i0.wp.com/blog.meudna.com/wp-content/uploads/2022/01/Ab85-corpo2_.jpg?resize=1024%2C709&ssl=1” ], “author”: { “@type”: “Person”, “name”: “Juliana Gomes”, “url”: “https://atomic-temporary-184721849.wpcomstaging.com/author/julianapag/” }, “publisher”: { “@type”: “Organization”, “name”: “Juliana Gomes”, “logo”: { “@type”: “ImageObject”, “url”: “https://secure.gravatar.com/avatar/a890630665e1e352527cc58555581198?s=120&d=identicon&r=g” } }, “datePublished”: “2022-01-21”, “dateModified”: “2022-06-03” }

Deixe uma resposta

Você também pode se interessar
Ovos de Páscoa
Leia mais

A origem da Páscoa

A celebração da Páscoa é muito conhecida por ser uma festa cristã, mas a tradição está presente em outros povos muito antes do cristianismo, saiba mais!
Leia mais

Tradições de Ano Novo e a ancestralidade brasileira

Você sabe de onde surgiu a tradição de pular 7 ondas na virada do ano? Muitos dos costumes praticados na virada do Ano Novo no Brasil vêm de religiões de matriz africana. Conheça a seguir quais são essas tradições.
Mulher negra com cabelo afro
Leia mais

Consciência negra

Dentre as populações que compõem o DNA do brasileiro, a africana é uma das que mais se sobressai. O Dia da Consciência Negra é uma data que referencia a cultura ancestral africana e simboliza a luta e resistência do povo negro frente seu valor e lugar na sociedade.
Leia mais

A origem do Carnaval

Saiba mais sobre como o carnaval surgiu, foi trazido para o Brasil e se tornou a festa popular mais importante do país