A história do Brasil é rica e diversificada, cunhada por diferentes grupos de imigrantes que contribuíram para a cultura, religiões, danças e tradições brasileiras. Entre esses grupos, os alemães desempenharam um papel significativo, trazendo seus costumes, conhecimentos e habilidades para uma nova terra.
Entenda de que forma aconteceu a imigração alemã para o Brasil, conheça pratos típicos da Alemanha em nosso país e descubra como você pode saber se tem ancestralidade alemã!
Origem dos alemães
A Alemanha é uma nação situada no coração da Europa, conhecida por sua rica história, cultura diversificada e influência significativa em diversas áreas. Também chamada de Germânia, a região teve contato com o Império romano antes do ano 100 DC.
Até 1871, a Alemanha não era uma nação unificada e vivia constantemente em conflitos internos. Além disso, as guerras napoleônicas e o início da industrialização contribuíram para a instabilidade social e o desemprego no país, levando muitos alemães a emigrar para outras regiões.
Por que os alemães vieram ao Brasil?
Devido a pressões econômicas, políticas e sociais na Alemanha, muitos alemães deixaram seu país no século XIX. Eles buscavam melhores oportunidades de vida, liberdade religiosa e refúgio de conflitos e instabilidade presentes em sua terra natal.
Entre 1878 e 1892, mais 7 milhões de alemães deixaram a Alemanha, sendo que a grande maioria emigrou para os Estados Unidos.
Após a abolição do tráfico negreiro, a imigração europeia aumentou significativamente para suprir a demanda por mão de obra nas plantações de café do Brasil. Além disso, no Sul do Brasil, havia uma necessidade urgente do governo de promover o povoamento da região para estimular o desenvolvimento econômico e consolidar o território, levando, assim, ao oferecimento inicial de terras aos imigrantes alemães.
Os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Brasil durante o reinado de D. Pedro I e se estabeleceram principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país. A colônia alemã de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, foi fundada em 1824, marcando o início dessa presença alemã no Brasil.
Entre 1824 e 1969, cerca de 260 mil alemães emigraram para o Brasil, tornando-se a quinta nacionalidade com maior número de imigrantes no país, ficando atrás apenas dos portugueses, italianos, espanhóis e japoneses. |
Com o passar do tempo, os colonos continuaram a povoar o sul, como os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também se estabeleceram no Rio de Janeiro, fundando a cidade de Petrópolis.
A maior leva de imigrantes alemães veio para o país após a Primeira Guerra Mundial, sendo 70 mil deles apenas na década de 1920. Contudo, neste período, a maior parte dos imigrantes não se dirigiam para a região rural e sim para os grandes centros urbanos do país, como São Paulo.
Além disso, durante o período da Segunda Guerra Mundial, houve um aumento no fluxo de imigrantes alemães para o Brasil, com ênfase nos de origem judaica que se dedicaram principalmente a atividades comerciais e industriais.
Influências dos alemães no Brasil
Conforme foram se ambientando e convivendo com a cultura do Brasil, os alemães passaram a contribuir com a culinária, música e arquitetura, tornando-se uma peça fundamental para a formação do DNA brasileiro.
Arquitetura
O peso da cultura alemã pode ser observado na arquitetura enxaimel. A técnica construtiva envolve a criação de paredes através da interligação de hastes de madeira. As hastes podem ser posicionadas de maneira horizontal, vertical ou inclinada, e os vãos entre elas são preenchidos predominantemente com pedras e/ou tijolos.

Oktoberfest: de Munique (Alemanha) para Blumenau (Brasil)
Oktoberfest é a maior festa cervejeira no mundo que ocorre em Munique, Alemanha, no mês de outubro.
A festa foi criada em 1810 para celebrar o casamento do rei Ludwig I, da Baviera, com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen. A comemoração fez tanto sucesso que virou tradição e passou a ser celebrada no mesmo local até os dias atuais, entre o mês de setembro e outubro, e recebe em média 6 milhões de visitantes por ano.

Com o passar do tempo, a festa passou a ser celebrada também em locais que receberam imigrantes alemães, sendo regada a cerveja, comidas típicas e desfiles.
No Brasil, diversas cidades alemãs promovem o evento, mas a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, é considerada a maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo – atrás apenas da Oktoberfest original, em Munique.
Que tal um chope? Quando os alemães chegaram ao Brasil e pediam um “Schoppen”, logo a palavra no português virou “Chope”. Aqui é usada para se referir à cerveja, mas a original “Schoppen” é uma unidade de medida para se referir à dose da bebida. A medida pode variar em cada região alemã, mas em geral é de meio litro. |
Culinária alemã
A culinária alemã é rica em tradição e muitos de seus pratos refletem a comida caseira e reconfortante. Conheça alguns pratos típicos:
Salsichas
As salsichas alemãs são famosas em todo o mundo.
- Weisswurst (salsicha branca): produzida com carne de vitela e bacon. Costuma ser consumida com ou sem a pele e, segundo a tradição, deve ser comida antes do meio-dia.
- Bratwurst (salsicha grelhada/ assada): produzida à base de carne moída, tem mais de 50 variações dependendo do seu tamanho, textura e do tempero incorporado. Ela é assada na frigideira ou na churrasqueira e, quase sempre, servida com salada de batata ou dentro de um pão com mostarda.
Chucrute
O chucrute é repolho fermentado e é um acompanhamento comum para muitos pratos alemães. É frequentemente cozido com bacon e temperos para dar sabor.
Schnitzel
Schnitzel é um bife empanado e frito, geralmente feito de carne de porco ou vitela. É frequentemente servido com limão, batatas fritas e molho.
Pães
Os pães alemães são feitos com trigo ou centeio e podem levar ainda outros grãos, como cevada, aveia, milho e semente de girassol. O pretzel é um dos pães típicos da Alemanha e tem forma de nó. Geralmente ele é servido polvilhado com sal grosso, acompanhado por cerveja e salsicha branca, mas também é encontrado coberto de queijo ou sementes de abóbora.
Conheça as suas origens
O povo brasileiro é fonte de uma enorme pluralidade. A chegada de diferentes ancestralidades ao longo da história formou nossas características nos mais diversos aspectos e também está presente em nosso DNA.
Assine o meuDNA e tenha acesso a uma jornada de autoconhecimento por completo! Saiba suas origens, com base em até 88 populações do mundo – como Alemanha, sua predisposição a doenças genéticas, e descubra mais sobre seus traços, comportamentos e personalidade com a análise de perfil.

meuDNA revisa
Por que os alemães imigraram para o Brasil?
Os alemães imigraram para o Brasil no século XIX devido a pressões econômicas, políticas e sociais na Alemanha. Eles buscavam melhores oportunidades de vida, liberdade religiosa e refúgio de conflitos e instabilidade em sua terra natal. O governo brasileiro também ofereceu incentivos, como terras, para atrair imigrantes e desenvolver áreas desabitadas do país.
Quantos alemães imigraram para o Brasil?
Estima-se que pelo cerca 260 mil alemães imigraram ao Brasil entre 1824 e 1969 , vindos de diversas regiões da Alemanha.
Quais são exemplos de influências dos imigrantes alemães no Brasil?
Os imigrantes alemães influenciaram a cultura brasileira por meio de festas populares como a Oktoberfest, contribuíram para a gastronomia local, introduzindo pratos como salsichas e chucrute, e tiveram um impacto na arquitetura de algumas regiões, notavelmente no estilo enxaimel em cidades como Blumenau, em Santa Catarina.