Câncer de endométrio: fatores de risco e diagnóstico genético

Figura da cintura de uma mulher e seu sistema reprodutor

Saiba mais sobre o segundo tumor ginecológico mais comum e que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa.

O endométrio é uma região formada por muitos vasos sanguíneos que reveste a parede interna do útero. O câncer de endométrio é o tipo mais comum de câncer do útero, correspondendo a cerca de 95% dos casos dos tumores do corpo do útero. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este tumor pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em mulheres que já se encontram na menopausa, correspondendo a cerca de 75% dos casos. Dentre as mulheres que ainda menstruam, pacientes com menos de 40 anos de idade correspondem a apenas 5% dos casos

Estima-se que 7.840 mulheres serão diagnosticadas com a doença no Brasil em 2023.

O câncer de endométrio é o segundo tumor ginecológico mais frequente no mundo e a quarto mais comum do sexo feminino, ultrapassado pelo câncer de pele não melanoma, mama, colorretal, pulmão, colo do útero e tireoide.

Sintomas do câncer de endométrio

Aproximadamente 90% das mulheres diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal anormal, sendo caracterizado por:

  • Sangramento entre os ciclos menstruais
  • Sangramento vaginal mais intenso que o habitual
  • Qualquer sangramento vaginal após a menopausa
Sistema reprodutor feminino

Além disso, dor pélvica e perda de peso também são sintomas frequentemente associados ao câncer de endométrio, principalmente em estágios avançados da doença.

Em caso de aparecimento de sintomas, um médico deve ser consultado.

O que aumenta o risco de câncer de endométrio?

O câncer ocorre quando se acumulam diversas mutações em genes que controlam o crescimento, divisão celular ou o reparo de danos do DNA. Essas mutações permitem que as células cresçam e se dividam incontrolavelmente, formando um tumor.

Na maioria dos casos de câncer de endométrio, essas alterações genéticas são adquiridas durante a vida da mulher e estão presentes apenas em certas células do  endométrio, sendo fortemente relacionadas a hormônios e excesso de peso. 

Assim, os fatores de risco incluem:

  • Idade
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Síndrome dos ovários policísticos
  • Uso prolongado de terapia hormonal para reposição de estrogênio
  • Menopausa tardia
  • História familiar de câncer de ovário, endométrio ou colorretal

Predisposição genética ao câncer de endométrio

Mulheres da população em geral possuem 1,8% de chance de desenvolver câncer de endométrio ao longo da vida. Contudo, síndromes de câncer hereditário podem elevar o risco consideravelmente e antecipar o surgimento de vários tipos de câncer antes dos 50 anos de idade.

Síndromes de câncer hereditário são doenças que aumentam as chances de determinados tipos de tumores se desenvolverem em pessoas da mesma família ao longo da vida. 
Elas são causadas por alterações genéticas transmitidas entre gerações (de pais para filhos).

Em mulheres que possuem alterações genéticas herdadas nos genes MLH1, MSH2 e MSH6 o risco de câncer de endométrio pode chegar a 50% ao longo da vida.

Risco de câncer de endométrio por gene alterado
MLH1MSH2MSH6
~40–45%~50%~40–45%

Além disso, dependendo do gene alterado, também aumenta-se o risco dos cânceres: colorretal, ovário, estômago, próstata, pele, entre outros.

Testes genéticos: a importância da detecção precoce

Testes genéticos podem ser usados para descobrir mutações nos genes MLH1, MSH2 e MSH6, que aumentam as chances de desenvolvimento de câncer de endométrio. O resultado positivo não significa, necessariamente, que o câncer vai aparecer mais cedo ou mais tarde; ele significa apenas que as chances são maiores em relação à média da população. 

Assim, quem tem um risco genético aumentado pode fazer exames de acompanhamento mais frequentes para detectar o câncer logo que ele surgir, caso ele de fato se desenvolva. Junto ao médico, é possível também adotar medidas de redução de risco. 

Por isso, fazer um teste genético também é cuidar da sua saúde. Com o meuDNA Assinatura você conhece suas chances de desenvolver diferentes tipos de câncer, incluindo câncer de mama, de endométrio e de ovário, e outras condições, como colesterol alto.Além disso, você embarca em uma jornada completa de autoconhecimento: conhece mais sobre seus traços, personalidade e hábitos, com a análise de Perfil, e descobre suas origens com base em até 88 populações do mundo.

Revisão

O que é câncer de endométrio?

O câncer de endométrio é o tipo mais comum de câncer do útero, correspondendo a cerca de 95% dos casos das neoplasias do corpo do útero.


O que pode causar o câncer de endométrio?

O câncer de endométrio é causado por mutações nas células do endométrio. As principais causas do câncer de endométrio incluem exposição prolongada a hormônios, idade avançada, obesidade, síndrome do ovário policístico e história familiar de câncer de endométrio.

Quais os principais sintomas do câncer de endométrio?

​​Os principais sintomas do câncer de endométrio incluem sangramento vaginal anormal, especialmente após a menopausa, sangramento entre os períodos menstruais, dor pélvica, e perda de peso.

0 Shares:

Deixe uma resposta

Você também pode se interessar: