Dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós, saiba mais sobre a origem da data e conheça 4 povos em que os idosos são considerados guardiões do conhecimento.
O dia dos avós celebra a importância dos avós na família e seu papel de sabedoria e experiência acumulada ao longo dos anos.
Qual a origem do dia dos avós?
O dia dos avós, 26 de julho, tem origem religiosa, pois foi cunhado pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.
Segundo a tradição cristã, o casal de idade avançada sempre desejou uma criança e rezavam pedindo a Deus que os abençoasse com um filho. Certo dia, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida. A criança era uma menina e foi batizada de Maria.
Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.
Países como o Brasil, Portugal e Espanha adotaram a data para celebrar o dia dos avós, mas outros países, como Itália, Estados Unidos e França, comemoram o dia dos avós em datas não atreladas ao caráter religioso.
Avós e memória da história de uma família
Diferentes povos e culturas consideram os avós e idosos como os guardiões da memória e da história de uma família. Conheça 4 sociedades que valorizam seu papel na perpetuação de tradições, estrutura política, lendas, costumes e idiomas.
Povos indígenas
Na maior parte dos povos indígenas a transmissão de elementos culturais que reforçam a ancestralidade é feita oralmente e são os idosos que detém o conhecimento da medicina, canções e rituais festivos.

Sociedades asiáticas
Em muitas sociedades asiáticas, como a China e o Japão, os idosos são altamente reverenciados e respeitados por sua sabedoria e experiência, ocupando um lugar central na estrutura familiar.
No Japão, o Dia do Respeito ao Idoso é o equivalente ao dia dos avós. A data é celebrada na terceira segunda-feira do mês de setembro. Entre as tradições japonesas passadas entre gerações está a arte de dobradura de papel, também conhecida como origami.
A arte consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Na China, a valorização dos pais e avós é tão importante para a sociedade que muitas pessoas abdicam de empregos e outras oportunidades para cuidar dos idosos. No país, a festividade que exalta os idosos e seus antepassados é o Festival Chongyang. A celebração também é conhecida como o Festival do Duplo Nove, pois acontece no nono dia do nono mês do calendário lunar.
Culturas africanas
Nas culturas africanas, os anciãos e avós são vistos como uma fonte de sabedoria, conselho e tomada de decisões.
A nação Ashanti, por exemplo, região hoje correspondente a Gana, possuía um governo conduzido por um chefe e um conselho consultivo de anciãos que colaboraram para administrar os negócios do governo.
As mulheres, como a rainha-mãe Yaa Nana Asantewaa, desempenhavam um papel significativo na cultura política Ashanti, pois a organização social era baseada na linhagem materna (descendência de um ancestral materno comum).
Genética entre o passado e o futuro
A conexão entre gerações não é só estabelecida através do compartilhamento de crenças e costumes de um povo, mas também pela genética.
Cada um de nós carrega aproximadamente 50% de material genético dos nossos pais e 25% dos nossos avós. O que significa que somos uma combinação única de herança genética proveniente de ambos os lados da nossa árvore genealógica.
Hoje, é possível descobrir a nossa ancestralidade genética a partir de uma amostra de saliva. Se toda a nossa herança genética, passada de geração em geração, está no nosso DNA, por que não explorar essas informações?
Com o meuDNA Assinatura você tem uma jornada de autoconhecimento por completo: conhece suas origens, com base em 88 populações, entende seu risco genético para desenvolver várias doenças, e com a análise de Perfil conhece mais sobre seus hábitos, traços, consumo e personalidade. Embarque nessa jornada!
meuDNA revisa
O dia dos avós é celebrado no dia 26 de julho.
O dia dos avós tem origem religiosa, pois foi cunhado pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.
2 comments
Adorei a matéria , parabéns 👏👏
Olá, Marco!
Agradecemos o seu comentário!
Equipe meuDNA.